Evolução do orçamento da CAPES desde 2004 até 2020, com base no valor estabelecido na Lei Orçamentária Anual (LOA) e valor de fato executado (i.e., o que foi gasto de fato) em cada ano, atualizado pelo IPCA (IBGE) utilizando o mês de junho de cada ano como base de cálculo da atualização. Por estarmos em 09/2019, os anos de 2019 e 2020 apresentam apenas aquilo que foi autorizado na LOA.
Este orçamento da CAPES é responsável pelo pagamento bolsas de estudos nos diversos níveis de educação, além de verbas para organização de eventos científicos diversos (congressos, encontros, oficinas, cursos de inverno/verão nacionais e internacionais, ...). Possui uma lógica distinta daquela do CNPq, que é a outra fonte principal de investimento em pesquisa científica. São sistemas complementares. Ambos fundamentais para formação e aperfeiçoamento científico da população.
Como mostra o gráfico, o investimento vem caindo desde 2016.
Em 2017, tivemos montante similar ao de 2012. A proposta para 2020 coloca no mesmo patamar de 2008.
Ou seja, em 2017 regredimos 5 anos, e 2020 estaremos regredindo 12 anos em termos de investimento em aperfeiçoamento científico por parte da CAPES.
Gráfico gerado com base em dados oficiais do governo. Fonte dos dados no próprio gráfico. Para atualização dos valores com base no IPCA, foi utilizada a ferramenta do BC citada, com data de início em junho de cada ano e data fim junho de 2019.




Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar