O SINTE-PI convoca os/as trabalhadores/as filiados/as ao sindicato para participar, na próxima quarta-feira (19), a partir das 8h30, no Clube do SINTE, da Assembleia Geral pautada no processo de eleição de delegados/as que irão compor a delegação do Piauí no 35º Congresso Nacional da CNTE, que acontecerá em janeiro de 2026, em Brasília.
Com o tema "Educação, Democracia, Sustentabilidade e Soberania", o 35º Congresso será um marco na reconstrução do país e na valorização dos profissionais da educação. E o Piauí estará presente com força, representatividade e compromisso.
Este momento é decisivo. O Congresso da CNTE é o maior espaço de deliberação da educação pública brasileira, onde se define o Plano Nacional de Lutas, se elegem as lideranças da Confederação e se constroem as estratégias de enfrentamento aos desafios dos trabalhadores/as em educação.
CNTE
Em tempos de reconstrução democrática e desafios globais, a educação pública brasileira precisa mais do que nunca de uma liderança firme, comprometida e visionária. É nesse contexto que a CNTE reafirma seu papel histórico como guardiã dos direitos educacionais e protagonista da transformação social.
Fundada em 1990, a CNTE representa mais de 4,5 milhões de profissionais da educação básica pública em todo o país. Sua atuação ultrapassa os limites da negociação sindical: ela é formuladora de políticas, articuladora internacional e defensora incansável da escola pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social.
Os Congressos da CNTE são marcos históricos na luta por uma educação emancipadora. Desde o primeiro, em 1991, cada edição tem sido palco de debates profundos, formulação de estratégias e renovação de compromissos com os trabalhadores da educação.
Esses encontros não apenas elegem a diretoria da CNTE, mas também atualizam o Plano Nacional de Lutas, definem posicionamentos políticos e ampliam a articulação com entidades internacionais, como a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL).
Nosso país busca superar os efeitos da pandemia, da crise climática e da erosão democrática, neste cenário o 35º Congresso será um chamado à reconstrução nacional ao reafirmar o papel da educação como projeto de nação, fortalecer a valorização dos profissionais da educação, com foco em carreira, formação e condições de trabalho, ampliar o diálogo com movimentos sociais e ambientais, reconhecendo que não há educação de qualidade sem justiça climática e equidade social e ao eleger a nova diretoria da CNTE, com renovação de lideranças e compromisso com a diversidade.
A presença de pensadores como Miguel Nicolelis e Ailton Krenak enriquecerá os debates com reflexões sobre ciência, ancestralidade, tecnologia e futuro. Assim, o próximo Congresso da CNTE será mais do que um evento sindical. Será um pacto pela esperança, pela reconstrução democrática e pela valorização da educação como direito e como caminho para a soberania nacional.
Em um mundo marcado por desigualdades e ameaças à liberdade, os trabalhadores da educação têm um papel insubstituível: formar consciências, cultivar cidadania e construir pontes para o futuro. E a CNTE e o SINTE-PI estarão, como sempre, na linha de frente dessa missão.


Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar