Em clima de unidade, o SINTE-PI realizou na manhã desta quarta-feira (19), a Assembleia Geral que elegeu a delegação do Piauí no 35º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que acontecerá de 15 a 18 de janeiro de 2026, em Brasília. Ao todos serão 2 mil delegados e delegadas que estarão na capital federal debatendo temas importantes para a educação pública dos próximos quatro anos.
Durante o anúncio não houve mais interessados em concorrer, sendo assim, a assembleia aprovou por unanimidade os membros apresentados da delegação que representará o SINTE-PI no 35º Congresso da CNTE, em Brasília. Adelegação será composta por 60 representantes, sendo 50 titulares e 10 suplentes. "Tivemos a preocupapação de contemplar todos os segmentos de ativos, aposentados, capital, Núcleos Regionais e trabalhadores da base. Será um momento ímpar para que todos e todas possam acompanhar e contribuir com os debates acerca da educação', destacou Paulina.
A decisão marca mais um passo importante na organização da categoria diante dos desafios colocados ao serviço público com a PEC 38/2025 e à educação brasileira. A delegação piauiense seguirá para o encontro com a missão de defender, de forma firme e articulada, as bandeiras históricas da luta da CNTE e do SINTE-PI, entre elas: Plano de Carreira Digno, concurso público, valorização profissional, Piso salarial dos funcionários de escola, carreira estruturada e defesa intransigente da escola pública, centro outros.
Além das considerações sobre o 35º Congresso Nacional, foram atualizadas as informações acerca da campanha ‘PCCS Digno, Concurso público e Valorização’ conduzida pelo SINTE-PI. Após a Assembleia, uma comissão do SINTE-PI seguirá, na parte da terde para uma reunião com a Secretaria de Educação e membros do governo estadual na expectativa de receber uma resposta para a proposta de reestruturação do Plano de Carreira dos servidores da educação.
Nos Informes a presidente do SINTE-PI, professora Paulina Almeida, disse que na tarde desta quarta-feira acontecerá uma reunião com a Secretaria de Educação, Secretaria de Relações Sociais e outras para que o governo apresente uma resposta às demandas so SINTE apresentadas ainda em Agosto deste ano. "Iremos debater nessa reunião a reestruturação do Plano de carreira que o Sinte apresentou em agosto/2025, o concurso público, saber a data que serão divulgadas as promoções e progressões, e a situação dos professores de inglês que etão sendo colcoados' para fazer curso fora do seu horário de trabalho (a noite)', disse Paulina. "O resultado dessa reunião com a Seduc será divulgado a noite ou mais tardar na manhã de quinta-feira (20), finalizou a presidente.

O que é o Congresso da CNTE?
O Congresso Nacional da CNTE é o maior e mais importante espaço deliberativo da educação pública brasileira. Realizado a cada quatro anos, reúne delegações de todos os estados para debater, formular e aprovar resoluções que orientarão a ação sindical nacional no próximo quadriênio.
Com o tema: ‘Educação, Democracia, sustentabilidade e Soberania’ os participantes debaterão temas fundamentais para a categoria e a sociedade brasileira, como:
- financiamento da educação;
- valorização e carreira dos/as profissionais;
- políticas de formação;
- democracia, gestão escolar e condições de trabalho;
- lutas contra retrocessos e projetos que afetam o serviço público.
Ao final do 35º Congresso será aprovado um plano de luta que norteará as ações dos trabalhadores em educação e também elegerá a nova direção da CNTE para os próximos quatro anos.
Rumo ao 35º Congresso Nacional da CNTE!
O álbum completo de fotos acesse o facebook do Sinte-PI - facebook.com/SintePi



Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar