RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Artigos

Valorização

FUGA DE CÉREBROS, EDUCAÇÃO PÚBLICA E O PIAUÍ TECNOLÓGICO

Artigo do Professor Elton Arruda, CETI Dom Joaquim Rufino - Ipiranga do Piaui.

Compartilhar

 

“A fuga de cérebros é um processo caracterizado pela saída de profissionais qualificados de um país e/ou região em busca de melhores condições de vida. As causas da fuga de cérebros estão atreladas às condições insatisfatórias de emprego e renda presentes especialmente em países menos desenvolvidos.” (Mundo Educação)
Explicado de forma simples e didática nas linhas acima, o conceito de “fuga de cérebros” está associado à perda de pessoas com habilidades técnicas e científicas construídas ao longo de anos de estudo e tão importantes em tempos de grandes transformações tecnológicas.
O governo do Piauí cunhou a expressão “Piauí Tecnológico” e parece apostar em conectividade, inteligência artificial, inovação e etc. É possível perceber que são muitas as ações e falas institucionais sobre tais questões.
Mas, como no poema, “há distância entre a intenção e o gesto”. Na rede básica de educação pública do estado do Piauí, no nível médio, que é responsabilidade do governo estadual, ocorre frequentemente a tal da “fuga de cérebros".
Acontece que para profissionais dessa rede, ao cursarem mestrados e doutorados para melhorar técnica e cientificamente suas práticas e conquistarem novos títulos e dar mais consistência e atualidade para a própria formação, não percebem impacto ou melhora significativa nas condições de trabalho.
O Plano de Carreira dos professores do estado do Piauí não valoriza essas titulações, e isso tem grave consequência. Outras redes de ensino valorizam muito mais do que o governo do Piauí hoje. Exemplos: governo do Maranhão, várias prefeituras no próprio Piauí, Institutos Federais e Universidades públicas e privadas. Dessa forma os profissionais mais preparados academicamente (com maior acúmulo técnico e científico) são atraídos por outras redes que pagam bem melhor.
A base mais sólida onde se sustenta a tecnologia é a prática científica. Encorajar que profissionais da educação básica sigam estudando e pratiquem a pesquisa científica por meio de mestrados, doutorados e pós-doutorados é fundamental para que a educação básica pública estadual sirva como consistente ponto de apoio para alavancar o desenvolvimento econômico, social com responsabilidade ambiental e qualidade de vida.
Pela imediata atualização do Plano de Carreira, valorizando os esforços acadêmicos dos profissionais e fortalecendo a escola pública.

Professor Elton Arruda
CETI Dom Joaquim Rufino - Ipiranga do Piaui.
 

Mais de Artigos