O Sinte-PI participou da reunião do Coletivo Jurídico Nacional da CNTE , nos dias 18 e 19, em Brasilia, para debater sobre, entre outros pontos de pauta, "Os direitos sindicais no atual cenário político e jurídico brasileiro" e o "Direito de greve no serviço público e a organização de redes de apoio para acessar os mecanismos internacionais de direitos humanos e trabalhistas".
O evento foi prestigiado pela participação de representantes do Departamento Intersindical de Estatíticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de entidades sindicais estaduais.
Para a presidente do Sinte-PI, Paulina Almeida, a pauta da reunião "é essencial para qualificar e adensar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação basica, tanto sob os prismas político e jurídico", a presidente do Sinte-PI finalizou assinalando também a importância deste debate no atual contexto juridico-político.
No primeiro painel do Encontro, o, diretor técnico do nos Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sociais (Dieese), Clemente Lúcio, realizou uma profunda bordagem sobre os direitos sindicais no atual cenário político e jurídico brasileiro, acentuando que “Nós corremos o risco de sermos coveiros do atual sindicalismo e precisamos nos organizar estrategicamente para enfrentar essa realidade. Isso porque o sistema produtivo está mudando visivelmente”.
Posteriormente, foram delineadas estratégias e ações no que tange a defesa do direito de greve, o questionamento da militarização das escolas e a oposição a obrigatoriedade de inscrição dos professores de educação física nos Conselhos Educação Física.


Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar