RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |   

Educação

27ª Semana Nacional em Defesa da Educação Pública: Resistência contra o autoritarismo e a barbárie

Presidente do SINTE-PI abre com "transmissão ao vivo" a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Compartilhar

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (SINTE-PI) se soma à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e às demais entidades filiadas na realização da 27ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontece de 13 a 17 de abril de 2026. Este é um momento de reafirmação da luta histórica em defesa da escola pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade social para todos e todas.

Na programação do SINTE-PI a presidenta do Sindicato e diretora executiva da CNTE, Profª. Paulina Almeida, marca a abertura da 27ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, nesta segunda-feira (17), abordando a campanha "PCCS Digno, Concurso Público e Valorização!”, em “transmissão ao vivo” nas redes sociais do sindicato, a partir das 19 horas.

A Semana traz como eixos centrais Educação, Democracia, Sustentabilidade e Soberania, temas que dialogam diretamente com os desafios enfrentados pelo Brasil em um contexto de ameaças à soberania nacional, avanço da privatização e precarização das políticas públicas. A CNTE convoca toda a categoria e a sociedade para refletir sobre o papel da educação pública na construção de uma sociedade justa, igualitária e livre de violências.

Educação é resistência

Em tempos de retrocessos e tentativas de silenciamento, reafirmamos que educar é um ato político. A escola pública é o espaço onde se constrói a cidadania, se fortalece a democracia e se combate a desigualdade. É nela que se formam sujeitos críticos, capazes de transformar o mundo. Por isso, o SINTE-PI defende que a educação pública é o coração da soberania nacional.

A CNTE alerta para os riscos da privatização e da militarização das escolas, que ferem os princípios da gestão democrática e da liberdade de ensinar e aprender. A campanha “Não Venda a Minha Escola” ganha força nesta Semana, lembrando que o desvio de recursos públicos para o setor privado enfraquece o Estado e compromete o futuro de milhões de brasileiros.

Contra a violência e o feminicídio

O segundo dia da Semana é dedicado ao enfrentamento da violência contra minorias e ao feminicídio. O Brasil ainda convive com índices alarmantes de violência de gênero, racismo e LGBTfobia. A escola deve ser um espaço de acolhimento, respeito e promoção da igualdade. Chega de feminicídio! A educação é instrumento de libertação e de defesa da vida.

Marcha da Classe Trabalhadora

No dia 15 de abril, educadores e educadoras de todo o país estarão nas ruas de Brasília na Marcha da Classe Trabalhadora, exigindo mais direitos, valorização profissional e financiamento público para a educação. O SINTE-PI reforça o chamado à mobilização e à paralisação nacional da categoria. É hora de dizer não à reforma administrativa e às políticas que atacam o serviço público.

Valorização dos profissionais da educação

A luta pela valorização dos trabalhadores da educação é permanente. O piso salarial, as carreiras dignas, as condições de trabalho e a aposentadoria justa são bandeiras que o SINTE-PI e a CNTE carregam com orgulho. Educação muda vidas, mas só com profissionais valorizados é possível garantir qualidade e justiça social.

Educação, sustentabilidade e inteligência artificial

Encerrando a Semana, o debate sobre sustentabilidade e inteligência artificial propõe uma reflexão sobre o futuro da educação e da humanidade. A crise climática exige consciência ambiental e responsabilidade coletiva. A tecnologia deve servir à emancipação, não à exploração. A escola é o espaço para formar cidadãos críticos e conscientes do uso ético da IA e dos recursos naturais.

A luta continua

O SINTE-PI reafirma seu compromisso com a defesa da educação pública e convoca toda a categoria a participar das atividades da 27ª Semana Nacional. Educação é resistência, é soberania, é democracia viva!

Mais de