Ao começar mais um curso de Formação Política e Sindical na última sexta-feira (12), em sua sede social, o SINTE-PI consolidou o seu compromisso histórico com a defesa da educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada a partir do fortalecimento dos instrumentos de luta e organização da classe trabalhadora. O curso, foi apresentado pela secretária de Formação do SINTE-PI, Benedita Guimarães, e contou com a participação de diretores e diretoras de Teresina e de diversos Núcleos Regionais.
Após a cerimônia de abertura a presidente do SINTE-PI, diretora de Formação da CUT-PI e diretora executiva da CNTE, Paulina Almeida, e o diretor de Assuntos Jurídicos da CUT-PI e da Escola Nordeste da CUT, Paulo Bezerra resgataram a história do movimento sindical no Brasil e analisaram o atual cenário das lutas da classe trabalhadora, em especial no Piauí. Após as palestras foi realizada uma dinâmica de trabalho em grupo e a seguir a apresentação das produções dos grupos neste primeiro momento do curso.
No curso do evento a presidente do SINTE-PI destacou que “A formação crítica e coletiva permite aos trabalhadores compreenderem os mecanismos de opressão, identificarem os retrocessos nas políticas públicas e se posicionarem com firmeza diante das tentativas de desmonte da educação”. Paulina Almeida finalizou afirmando que “a formação sindical não se limita à teoria, ela prepara para a ação. É por meio da formação que se constrói unidade, se fortalece a mobilização e se amplia a capacidade de enfrentamento.”
Assim, mais do que nunca, é tempo de organização, consciência e coragem. A educação pública se defende e protege com luta, e a luta começa com a formação.
Veja imagens: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=SintePi&set=a.1367646382037180

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar