RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Notícias

Aposentados & Pensionistas

SINTE cobra soluções para demandas de aposentados e pensionistas em reunião com Piauíprev e SEAD

Compartilhar

 

Em reunião realizada nesta quarta-feira (20) uma equipe do SINTE-PI, liderada pela presidente do sindicato, Paulina Almeida, esteve reunida com o presidente da Fundação Piauí Previdência (Piauíprev), Flávio Chaib, e com uma equipe da Secretaria Estadual de Administração (SEAD) cobrando soluções para problemas que afetam diretamente aposentados e pensionistas da rede estadual, envolvendo Paridade, Prova de Vida, informações no espelho de contracheque e consignações indevidas.

Em relação a paridade o SINTE-PI apresentou os contracheques dos aposentados que recebem abaixo do salário mínimo cobrando da SEAD e do PIAUIPREV que esta questão seja avaliada de acordo com a Lei da Paridade no reajuste de maio/2025 para que em setembro seja regularizado o valor para aqueles que sofreram esta deficiência e no mês de outubro seja pago o retroativo a partir de maio até o presente.

No que diz respeito a Prova de Vida é necessário que ela seja realizada dentro do mês de aniversário de cada aposentado caso contrário o pagamento será bloqueado. Quando o aposentado fizer a prova de vida o pagamento será efetivado em sete dias no máximo. Se passar de dois meses sem fazer a Prova de Vida ocorrerá a desativação do pagamento, e o mesmo só será efetuado no mês seguinte após a regularização.

No ponto referente ao espelho dos contracheques sem informação foi alegada uma falha técnica na SEAD durante dois dias. O SINTE cobrou que sejam disponibilizados mais campos com informações para os aposentados e pensionistas.

Os associados lesados com consignações indevidas no seu contracheque, devem protocolar a irregularidade na SEAD ou procurar a assessoria jurídica do SINTE para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Paulina Almeida destacou a importância do diálogo com os órgãos responsáveis e reafirmou o compromisso do SINTE-PI em garantir os direitos dos trabalhadores aposentados. “Estamos atentos e mobilizados para que nenhuma injustiça permaneça. A dignidade dos aposentados e aposentadas precisa ser respeitada”, finalizou a presidente do SINTE-PI, acentuando que a reunião marca mais um passo na luta por melhorias nas condições de vida das servidoras e servidores aposentados  da rede estadual de educação.

 

Mais de Notícias