Na manhã desta sexta-feira (15), o SINTE-PI reuniu quase 300 profissionais da rede estadual da educação básica em um seminário no auditório da Tupperware, no Centro de Teresina, para debater a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos trabalhadores em educação.
O encontro marcou o início de um ciclo de debates promovido pelo SINTE-PI, com o objetivo de apresentar e aperfeiçoar as propostas que a entidade está elaborando para garantir valorização e melhores condições de trabalho para a categoria.
A presidente do SINTE-PI, professora Paulina Almeida, destacou a relevância do momento: "Não adianta ter uma proposta se ela não for discutida e fortalecida coletivamente pela categoria. Esse é um trabalho que envolve assembleias, reuniões e plenárias para que, ao final, possamos chegar a um documento sólido, construído com a participação de todos."
O assessor jurídico e político da CNTE, Eduardo Ferreira, também participou do seminário, apresentando o texto-base que será discutido com o governo do estado na comissão paritária do PCCS — composta por três representantes do governo e três do SINTE-PI. Ele acompanha o processo de construção do plano e reforçou a importância da mobilização da categoria para garantir avanços concretos.
Entre os pontos apresentados no seminário estão:
-
Exigência de concurso público para reduzir a quantidade de contratos temporários, hoje acima do necessário;
-
Melhoria das condições de trabalho nas escolas, especialmente as de tempo integral;
-
Garantia de infraestrutura adequada para profissionais e estudantes;
-
Reformulação da tabela salarial para funcionários da educação e professores.
O SINTE-PI anunciou que este foi o primeiro de vários encontros. Após cada rodada de debates e o retorno das negociações com o governo, o texto da proposta será ajustado e submetido novamente à apreciação da categoria.
"Nosso compromisso é lutar por um PCCS que valorize verdadeiramente os profissionais da educação básica, assegurando uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada", reforçou Paulina Almeida.
A entidade agora aguarda a próxima reunião da comissão do PCCS para apresentar oficialmente a proposta debatida. Após essa etapa, um novo seminário será convocado para que a categoria conheça as alterações antes da conclusão das negociações com a SEDUC e o Governo do Estado.
Confira as fotos no facebook do Sinte-PI
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar