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SAÚDE DO SERVIDOR

SINTE-PI cobra transparência e melhorias no atendimento do IASPI em reunião

Ampliação de credenciados nos municípios do estado é uma das principais demandas dos servidores

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O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI) se reuniu nesta terça-feira (5) com a direção do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (IASPI) para tratar de diversas demandas que têm afetado servidores e servidoras da educação. A audiência, solicitada pelo SINTE-PI, foi marcada por cobranças de melhorias na comunicação, esclarecimentos sobre pagamentos e propostas para ampliar serviços no interior do estado.

Durante a audiência o sindicato cobrou explicações sobre atrasos e dificuldades enfrentadas por servidores sobre descontos e pagamento de consultas e exames. Quem faz o desconto é a Secretaria Estadual de Administração (SEAD), e o IASPI está dialogando para minimizar os erros. O IASPI orientou que, em casos de pagamento por procedimento ou cobrança indevida, os usuários devem registrar reclamação na ouvidoria, apresentar detalhamento dos procedimentos e solicitar notas fiscais para garantir seus direitos.

Sobre os anestesistas, a direção do Instituto informou que a situação foi normalizada e que as cirurgias podem ser reagendadas. Se necessário, fazer denúncia na ouvidoria. Hospitais que necessitem de mais profissionais devem apresentar demanda para novas contratações.

LEITOS

O SINTE-PI questionou a transferência de pacientes entre hospitais e a falta de informações sobre leitos disponíveis. O IASPI explicou que o gerenciamento é feito pelas unidades de saúde via regulação, considerando critérios como gravidade e ordem de chegada. O IASPI solicitou o mapa atualizado da quantidade de leitos nos hospitais credenciados e o Sinte também fará a cobrança junto aos órgãos responsáveis.

HOME CARE E FISIOTERAPIA

Outro ponto discutido foi a realização de perícias médicas no interior do estado. O SINTE-PI propôs a ampliação do serviço em cidades polo ou por meio de teleatendimento. O IASPI informou que irá consultar o Conselho Regional de Medicina (CRM) para avaliar a viabilidade.
Em relação ao serviço de Home Care, a direção do Instituto explicou que o atendimento é realizado apenas em Teresina e sofre limitações orçamentárias. Já o serviço de fisioterapia está disponível em Teresina e polos como Oeiras, Altos, Campo Maior, Picos e Parnaíba, entre outros.

ATENDIMENTO E CREDENCIAMENTO

Uma das principais queixas dos servidores em relação ao plano de saúde é a falta de clinicas credenciadas no interior do estado, dificultando e demandando despesas aos usuários do plano que tem que se deslocar até Teresina para realizar desde simples consultas, exames e até mesmo perícia. O IASPI informou que clínicas, laboratórios e médicos interessados em atender pelo plano de saúde do estado podem solicitar credenciamento mediante apresentação de documentação. A expectativa é ampliar o número de prestadores no interior do estado. Quanto às cirurgias eletivas, os servidores devem consultar o site do Instituto com sua matrícula e guia do procedimento para verificar a cobertura e acompanhar o seu procedimento.

TRANSPARÊNCIA

A diretora-presidente do IASPI, Dra Daniele Aita, informou que o instituto está desenvolvendo um aplicativo para que os servidores possam acompanhar seus direitos, protocolos abertos e procedimentos em andamento. A ferramenta visa dar mais transparência e agilidade ao atendimento.

A reunião contou com os representantes do SINTE-PI: Paulina Almeida (presidente), Filomena Ferreira (Secretária adjunta jurídica do Sinte e Conselheira do IASPI), Edimar Nascimento (secretária geral), Renato Bezerra (vice-presidente), Edivaldo Martins (presidente Sinte-Altos) e Edilson Rocha (secretário de assuntos sindicais). Pelo IASPI, Daniele Aita (presidente) e assessoria.

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