Nos dias 17 e 18 de julho, a cidade de Recife (PE) foi palco de um importante momento de articulação e debate para a educação pública brasileira. O Encontro Nacional dos Coletivos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) reuniu mais de 500 profissionais da educação básica pública, vindos de todos os estados do país, para discutir os principais desafios e demandas da categoria.
Durante dois dias, educadores participaram de mesas de debate, oficinas e grupos de trabalho, organizados em 12 coletivos temáticos — entre eles, Coletivo de Mulheres, Juventude, Formação, Saúde, LGBT, Funcionários, Especialista, Comunicação, Educacionais, PCDs, Municipais e combate ao Racismo. Cada coletivo promoveu reflexões e encaminhamentos sobre temas centrais à valorização profissional, financiamento da educação, condições de trabalho, inclusão e direitos sociais.
Presidente do SINTE-PI e dirigente da CNTE, professora Paulina Almeida se pronuncia
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Piauí (SINTE-PI) marcou presença ativa no evento, com representantes em todos os coletivos. A participação expressiva reafirma o compromisso da entidade com o fortalecimento da luta nacional pela valorização dos profissionais da educação, pela reestruturação dos planos de carreira, e por políticas públicas que garantam educação de qualidade, equidade e valorização profissional.
“A presença dos nossos dirigentes em todos os coletivos demonstra a disposição do SINTE-PI em contribuir com a construção coletiva de estratégias que buscam a valorização dos profissionais da educação”, destacou a presidente do SINTE-PI.
O Encontro também funcionou como espaço de integração, troca de experiências e construção de unidade entre os sindicatos filiados à CNTE. Ao final, foram apontados encaminhamentos para ações conjuntas em defesa do Piso Nacional de professores e Funcionários da Educação, combate à precarização do trabalho e da ampliação da participação das mulheres e da juventude nos espaços sindicais.
A CNTE reforçou o chamado à mobilização das categorias em todos os estados, diante dos desafios colocados à educação pública no cenário nacional.
Veja o resumo de cada coletivo e seus encaminhamentos nos links abaixo:
- FUNCIONÁRIOS - Como melhorar o PL 2531/2021? Coletivo de Funcionários da CNTE quer ajustes
- FORMAÇÃO - Coletivo de Formação traz experiências exitosas que fortalecem ambiente de trabalho
- MUNICIPAIS - Orçamento da educação é tema de encontro do Coletivo de Assuntos Municipais
- LGBT - Por uma escola livre de LGBTfobia: Coletivo emociona educadores em Recife
- RACISMO - Com teoria e prática, Coletivo Antirracista conscientiza e fortalece a luta
- ESPECIALISTAS - Coletivo do Despe propõe luta por uma educação emancipadora, participativa e crítica
- SAÚDE - Coletivo de Saúde da CNTE coloca a qualidade de vida dos trabalhadores da educação
- MULHER - Encontro em PE: Coletivo de Mulheres da CNTE impulsiona o protagonismo feminino
- PCD - Coletivo da Pessoa com Deficiência: os desafios da inclusão nas escolas em pauta
- JUVENTUDE - Coletivo da Juventude defende mais espaços de escuta para renovar movimento sindical
- COMUNICAÇÃO - União que fortalece: Coletivo de Comunicação reflete sobre atuação conjunta
- EDUCACIONAIS - Como articular IA com organização curricular? Coletivo Educacional propõe debate
Veja as fotos abaixo:
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar