RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Notícias

Luta

SINTE-PI cobra do governo estadual compromisso com Plano de Carreira e Concurso Público

Encontro com o secretário Washington Bandeira tratou de plano de carreira, concurso público, gratificação de tempo integral e outros temas de interesse dos trabalhadores da educação

Compartilhar

 

Na tarde da última sexta-feira (10), representantes do SINTE-PI se reuniram com o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, para discutir pautas urgentes da categoria. A reunião aconteceu na sede da SEDUC, em Teresina, e integra o compromisso firmado durante a última greve, que prevê reuniões mensais entre o sindicato e o governo para acompanhamento e resolução das demandas dos trabalhadores em educação.

PLANO DE CARREIRA, CARGOS E SALÁRIOS (PCCS)

O debate sobre o novo plano de carreira avançou. A SEDUC-PI está realizando a análise de impacto financeiro comparando o plano vigente com a proposta apresentada pelo SINTE-PI. A partir dessa avaliação, o governo deverá apresentar encaminhamentos e justificativas formalizadas, culminando na apresentação de uma minuta de contraproposta na próxima reunião da mesa de negociação permanente, prevista para o início de novembro, com participação da SEAD, SEPLAN, SERES e representantes do SINTE-PI.

CONCURSO PÚBLICO

O SINTE-PI reafirmou a defesa do concurso público como política permanente de ingresso no serviço público, tanto para professores quanto para funcionários de escolas, conforme determina a legislação. Em resposta, a SEDUC-PI confirmou o início do concurso público ainda em 2025, com 2 mil vagas imediatas e 2 mil para cadastro de reserva. O sindicato também cobrou a inclusão dos funcionários de escolas, e a SEDUC-PI se comprometeu a levar a demanda para análise na Mesa de Negociação Permanente (MENP).

GRATIFICAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL

O SINTE-PI cobrou novamente a apresentação do estudo de impacto financeiro referente à gratificação de tempo integral para professores e funcionários, conforme deliberado na última reunião. A SEDUC-PI ainda não apresentou os dados, mas se comprometeu a levar o tema para análise na próxima reunião da MENP, com participação da SEAD, SEPLAN e SERES.

OUTROS ASSUNTOS

Formação do componente curricular de Inglês: a SEDUC-PI ajustará a normativa e divulgará, nos próximos dias, as novas orientações, atendendo à defesa do SINTE-PI de que as formações devem ocorrer dentro do horário pedagógico (HP), respeitando o tempo livre dos docentes.

Promoções e progressões: a SEDUC-PI informou que 927 processos de mudança de nível e 271 de mudança de classe estão em fase final de análise, com previsão de publicação no Diário Oficial ainda este ano.

Dia dos Professores: foi confirmada a decretação de ponto facultativo em todo o estado no dia 15 de outubro.

COMPROMISSO COM A CATEGORIA

O SINTE-PI segue firme na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, cobrando do governo diálogo efetivo e resultados concretos.

As reuniões mensais têm se mostrado um espaço importante de negociação e transparência, mas o sindicato reforça que só com valorização real e políticas públicas permanentes será possível garantir uma educação pública de qualidade no Piauí. O SINTE-PI reafirma que não abrirá mão das pautas negociadas no período da greve de 2025: Plano de Carreira digno, concurso público para professores e funcionários administrativos da educação e valorização na carreira!

Mais de Notícias