RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Notícias

PCCS

Assembleia Geral reafirma unidade da categoria e avança na construção do Plano de Carreira

Compartilhar

 

Na manhã da quarta-feira (29), a Assembleia Geral realizada no Clube do SINTE materializou a força coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras da educação da rede estadual do Piauí. Convocada pelo SINTE-PI, a plenária reuniu filiados, direção estadual e núcleos regionais para debater os rumos da luta e avaliar os resultados da última reunião da Mesa de Negociação Permanente (MENP), realizada na segunda-feira (27) com representantes do governo.

Sob a condução da presidente Paulina Almeida, a Assembleia foi informada sobre os avanços na construção do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). Segundo ela, a reunião com os secretários de Administração, Educação e Relações Institucionais foi produtiva, especialmente por consolidar o compromisso de elaborar um Plano de Carreira que contemple funcionários, professores, ativos e aposentados. “O texto base é o mesmo que a categoria discutiu em seminários promovidos pelo sindicato e protocolou na SEDUC no ano passado.”, enfatizou.

Pontos centrais debatidos

  • Carreira unificada: professores e administrativos integrados em um mesmo plano, com regras específicas para cada segmento.
  • Organização por níveis e classes: progressão vinculada à titulação e ao tempo de serviço, respeitando mudanças previdenciárias.
  • Jornada de trabalho: manutenção das 40h para administrativos e defesa da ampliação da carga horária dos docentes de 20h para 40h, uma reivindicação histórica.
  • Tabelas salariais: ainda em construção, mas já acordado o desmembramento em três faixas para funcionários (operacionais, técnicos e nível superior), sem prejuízo para a categoria.
  • Avaliação de desempenho: tema em aberto, mas com compromisso de diálogo.

O assessor jurídico do sindicato, Geovane Machado, reforçou que o PCCS unificado é uma conquista estratégica: “Não faz sentido dividir quem é pago pelo mesmo recurso. A unidade é condição para avançar na valorização profissional”.

Saúde e resistência

A representante da categoria no Conselho do IASPI, Filomena Cristina, denunciou o reajuste de 5,6% no PLAMTA e reiterou a posição do SINTE-PI de votar contra qualquer aumento no plano de saúde, exigindo transparência do governo sobre sua contribuição no sistema.

Memória e luta

A Assembleia prestou homenagem com um minuto de silêncio ao professor Francisco Carlos Ribeiro, do CETI Antônio Freitas, em José de Freitas, reafirmando o compromisso da entidade com a memória e dignidade dos trabalhadores.

Ao encerrar, a Assembleia Geral Paulina Almeida foi categórica no alerta a categoria, afirmando que “O nosso Plano de Carreira será do tamanho da nossa luta! Não da luta de um núcleo ou da direção estadual, mas da luta de toda a categoria. Quando e se for necessário realizarmos uma manifestação pública no Karnak, SEDUC ou na Assembleia Legislativa, a categoria tem que se fazer presente. A valorização concreta depende do nosso envolvimento, compromisso e participação.”

Mais de Notícias