A Conferência Nacional Livre dos Direitos da Pessoa Idosa, organizada e realizada pela CUT/CNTE, é preparatória para a 6ª CONADIPI e traz o tema “Envelhecimento com dignidade, democracia, políticas públicas e participação social”. O evento aconteceu no formato híbrido nos dias 12 e 13 de agosto de 2025 com o objetivo de contribuir para a 6ª CONADIPI, programada para ocorrer em Brasília entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2025 sob coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
O Brasil tem mais de 33 milhões de pessoas com 60 anos ou mais e segundo uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no ano passado, este número pode chegar a 75,3 milhões de pessoas idosos em 2070, quando os representantes desta faixa etária chegaram a ser 37,8% do total da população.
Diante deste envelhecimento da população é preciso que o país se prepare para enfrentar a necessidade de políticas públicas para esta faixa etária e este debate será levado à 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CONADIPI): “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
Na 6ª CONADIPI serão discutidas e encaminhadas propostas atinentes a temas relevantes à pessoa idosa, consubstanciadas em 05 eixos temáticos:
Eixo 1 - Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
Eixo 2 - Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
Eixo 3 - Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
Eixo 4 - Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
Eixo 5 - Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
O SINTE-PIAUÍ mobilizou a diretoria estadual e os núcleos regionais para participarm individualmente ou coletivamente da Conferência Livre. Assim, no Auditório do SINTE PIAUÍ, no primeiro dia contamos com a presença de 29 pessoas, já no segundo dia o númeo de participantes aumentu para 35 na sala coletiva, além de outras pessoas participando de maneira individual em Teresina e nos Núcleos Regionais.
Ao final da conferência foi aprovada a secretária de aposentados Maria da Conceição de Resende Castro, para representar os trabalhadores em educação do Estado do Piauí na 6ª Conferência Nacional.
Mais informações acesse o site oficial da 6ª CONADIPI: https://6conadipi.mdh.gov.br/
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar