RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Notícias

REUNIÃO COM SEDUC

SINTE-PI cobra demandas da categoria em reunião com SEDUC-PI antes da volta às aulas

Encontro com o secretário Washington Bandeira debateu gratificações, promoções, plano de carreira e concurso público.

Compartilhar

 

No final da tarde desta segunda-feira (28/07), representantes do SINTE-PI se reuniram com o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, para discutir pautas urgentes da categoria. O encontro aconteceu na sede da SEDUC, em Teresina, e faz parte do compromisso firmado durante a última greve, que garantiu reuniões mensais entre sindicato e governo para acompanhamento e resolução das demandas dos trabalhadores em educação.

A reunião ocorreu ainda durante o período de férias letivas, como preparação para o retorno às aulas. Entre os pontos tratados, estiveram reajustes, promoções, acesso a progressões, aposentadorias, plano de carreira e concurso público.

Principais encaminhamentos

Gratificação de Tempo Integral
O reajuste da gratificação está em estudo pela SEDUC e depende da análise do impacto no FUNDEB. Uma proposta mais detalhada deve ser apresentada na próxima reunião entre SINTE-PI e Seduc.

Promoções
Mais de 3.500 promoções já foram incorporadas aos contracheques — conquista garantida pela greve. Novas solicitações estão em avaliação e a previsão é que sejam concluídas até setembro. O sindicato orienta que educadores que entendam ter direito às promoções que façam a solicitação o quanto antes.

Acessos e Níveis
Foram analisados 246 processos de acesso e outros 27 estão em andamento. O SINTE-PI reforça que trabalhadores que se enquadrem no direito devem protocolar seu pedido imediatamente. Sobre os Níveis já foram analisados 856 e até o mês de agosto estarão analisandos outros.

Aposentados
Será realizada reunião com o PiauíPrev para verificar se os reajustes aplicados aos aposentados estão corretos e agilizar possíveis correções, tanto para professores quanto para funcionários.

Plano de Carreira e Concurso
O sindicato irá formalizar a proposta de Plano de Carreira junto à SEDUC e realizará reuniões e seminário com a categoria para apresentar e discutir o documento. O concurso público da Educação deve ter edital publicado entre setembro e outubro, e uma comissão acompanhará o processo para garantir agilidade e transparência.

Trabalhadores Operacionais
Os trabalhadores Operacionais que identificarem prejuízo em seus vencimentos devem protocolar queixa junto a SEDUC com documentação comprobatória. O setor jurídico do sindicato está disponível para orientar sobre o procedimento.

Mobilização permanente

Além das pautas centrais, o SINTE-PI também discutiu questões estruturais das escolas, incluindo obras em andamento e ajustes necessários. A direção reforça que a mobilização deve continuar e que todos os trabalhadores e trabalhadoras participem ativamente das atividades convocadas pela entidade.

Ranking

Sobre o ranking das 50 escolas que receberão gratificação, o SINTE-PI reforçou a cobrança do pagamento e o Secterário Washington Bandeira afirmou que até o final do mês de julho será efetuado.

A presidente do SINTE-PI, professora Paulina Almeida destacou a importância da mobilização da categoria. “Estamos atentos e mobilizados para garantir que cada conquista seja efetivada e que nenhuma pauta fique para trás. Unidos, somos mais fortes”, destacou Paulina Almeida.

 

Fotos relacionadas

Mais de Notícias