Na última semana, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria n.º 481, de 15 de maio, instituiu o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). Voltado para trabalhadores/as da educação básica, o programa busca aprimorar a gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas, bem como melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes.
A formação dos profissionais compreende as dimensões pedagógica, pessoal, reacional, político-institucional e administrativo-financeira. Além disso, temas específicos relacionados aos desafios da alfabetização na idade adequada, da conectividade para fins pedagógicos e da educação/tempo integral para formação de estudantes serão trabalhados no programa.
“A formação continuada é necessária para qualquer função dentro da escola. Seja para os/as professores/as, para os trabalhadores de suporte pedagógico, da área de gestão ou para os/as funcionários/as. É na formação continuada que temos a oportunidade de analisar a nossa prática diária, aperfeiçoá-la para melhorar cada vez mais o processo ensino-aprendizagem e, assim, avançarmos para a qualidade da educação que tanto defendemos e queremos. Além disso, ela deve possibilitar que os/as profissionais progridam em suas carreiras e melhorem suas remunerações”, considera a secretária de Formação da CNTE, Marta Vanelli.
Para o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Lourival José Martins Filho, “os espaços educativos da educação básica são ainda mais geradores de aprendizagem quando diretores escolares e suas equipes pedagógicas trabalham de forma colaborativa e integrada."
Entre outros objetivos, o Proditec também visa estimular a institucionalização das trocas de experiências, o compartilhamento de boas práticas e o processo de autorreflexão entre os trabalhadores.
“O Proditec pretende potencializar a profissionalização daqueles que lutam na gestão das escolas e dos órgãos centrais da educação, colocando o trabalho colaborativo, o planejamento integrado e a troca de experiências exitosas no debate da formação na construção de escolas cada vez mais inclusivas e democráticas”, reforçou Lourival
Desenvolvimento do programa
Será da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB) a responsabilidade de fornecer apoio técnico e financeiro para a realização da formação. Ela deverá coordenar as ações afirmativas desenvolvidas por instituições públicas de educação superior e pelos centros de formação de profissionais da educação das secretarias estaduais e municipais de educação ou equivalentes, além de apoiar os cursos autoinstrucionais que forem disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec)
Por: CNTE e Ascom do MEC
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