RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Notícias

REAJUSTE

QUEREMOS | Reposição salarial e Reajuste do Piso da Educação

Além da reposição estamos aguardando o anuncion do MEC sobre o reajuste do piso nacional no final do dezembro

Compartilhar

 

O secretário de Fazenda (Sefaz-PI), Emílio Júnior, confirmou nesta segunda-feira (09) que os servidores públicos estaduais terão um reajuste salarial linear de 5,35% em 2025.

O SINTE-PI reafirma que a reposição salarial de 5,35% é necessária, urgente, mas é preciso que essa reposição das perdas salariais seja implementada obedecendo a paridade atendendo servidores ativos e aposentados.

A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, destaca que “os trabalhadores da educação estão aguardando o anúncio do percentual de reajuste do Piso nacional do magistério para 2025, que será anunciado pelo MEC no final do mês”.

O Sinte-PI defende o pagamento da reposição salarial de 5,35% seja para todos os servidores estaduais, ativos e aposentado, respeitando a paridade. 

“Defendemos que esse percentual seja mais que 5,35% devido as perdas salariais que vem de anos atrás. Está muito abaixo do que as categorias de servidores apresentaram em consenso de perdas salariais de todos os segmentos, que foi de 22%”, frisou Paulina Almeida, presidente do Sinte-PI.

Da mesma forma a paridade deve ser respeita tanto para o pagamento da reposição como do reajuste do piso nacional a partir de janeiro de 2025 de forma linear e na carreira, para ativos e aposentados.

Destacamos ainda que o Sinte-PI reapresentou uma pauta extensa para o governo das demandas da educação e aguarda o retorno imediato das reivindicações apresentadas em Mesa de negociação Específica.

Nossa pauta:

- Reajuste na carreira de professores e funcionários, com paridade;

- Reajuste dos funcionários de 5,35% referente a 2024, sobre o salário mínimo deste ano;

- Cumprimento das progressões e promoções;

- Melhoria da gratificação de Tempo Integral;

- Pagamento de extraordinário e adicional noturno dos vigias;

- Abono de férias (acordado com a SEAD para janeiro de 2025, referente a 45 dias de férias).

- Reestruturação da carreira tendo como base a proposta de Plano de Carreira apresentada pelo SINTE-PI; por Piso na carreira, com paridade, a partir de janeiro de 2025;

- Realização de Concurso Público com debate prévio sobre a quantidade de vagas para o magistério e funcionários;

- Revisão do confisco previdenciário dos aposentados e aposentadas;

- Obediência a lista de profissionais do Banco de Gestores;

- Permanência das gratificações de áreas de risco e de tempo integral, entre outras, ou mudança de código que garanta a permanência das mesmas em caso de acumulação.

Mais de Notícias