Entre os dias 16 e 18 de agosto, foi realizado em São Paulo o 7º Encontro Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT e pelo Coletivo Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT.
O objetivo do Encontro foi o planejamento futuro das ações voltadas a trabalhadores com deficiência com foco na atuação pela criação de uma política ativa e atuante que garanta a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalhos.
Representantes de 12 estados estiveram reunidos no evento, dentre eles o Piauí, com a representação do trabalhador em educação Caetano BC, representando o SINTE-PI e os trabalhadores da educação básica.
Durante o evento foram trabalhadas diversas propostas de revisão do plano de ação aprovado no encontro anterior.
Segundo a Coordenação do Coletivo de Pessoas com Deficiência da CUT, Maria Cleide Queiroz, apenas 1% das carteiras profissionais assinadas no país é de PCD,
A inclusão no trabalho esteve no centro dos debates, nos quais foi enfatizado que além da lei de cotas, que apesar dos seus 33 anos, ainda precisa ter a fiscalização do seu cumprimento intensificada, se faz necessário que acordos coletivos possuem cláusulas que reforcem a contratação de trabalhadores e trabalhadoras com deficiência, além dos seus direitos específicos.
Um exemplo de direito específico do trabalhador com deficiência, clausulado em acordos coletivos, é o abono do dia quando este trabalhador precisa se ausentar para realizar a manutenção da sua cadeira de rodas, aparelho auditivo, órtese, prótese ou qualquer outra tecnologia assistiva de que faça uso.
Com informções da CUT e SP Bancários
Foro: Igor Andrade Cotrim
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar