Com o voto contrário do Sinte-PI sobre o reajuste na tarifa do plano de saúde do servidor estadual, o Conselho do IASPI aprovou, dia 08/04/2024, o aumento de 12,5% no Plano de Assistência Médica dos Servidores do Estado do Piauí (PLAMTA).
No final do mês de março, a presidente do IASPI, dra. Daniele Aita, apresentou a proposta de aumento de 27% no PLAMTA, que foi imediatamente rechaçada pelas entidades sindicais. Uma audiência com a CUT-PI, entidades sindicais e a direção do IASPI aconteceu dia 02/04 na tentativa de debater esse percentual de reajuste.
Durante a reunião do Conselho Deliberativo do Iaspi, para votação sobre o reajuste, a representante dos trabalhadores em educação, Filomena Ferreira, solicitou que seu voto contrário fosse registrado em Ata e oficializou, através de documento, o posicionamento dos dirigentes do Sinte-PI, representando toda a categoria, de desaprovação a todo e qualquer desconto no plano de saúde PLAMTA.
No entanto, a votação, que aprovou o aumento de 12,5% no plano do servidor, teve um placar de nove votos favoráveis e um contrário, do total de 10 membros no Conselho.
Vale destacar que a composição do Conselho do IASPI é formada pela presidente do Instituto (Iaspi), cinco representantes dos órgãos governamentais e cinco representantes dos trabalhadores.
O SINTE-PI em nenhum momento, declina da sua posição de defesa dos direitos dos trabalhadores da educação, e segue reafirmando que a política de desvalorização dos servidores, adotada pelo governo do Estado, coloca em ‘xeque’ todos setores do serviço público estadual, quando passa meses para conceder um percentual de 5,35% para reposição da defasagem salarial para os servidores e poucos dias para aprovar um aumento de 12,5% no plano de saúde.
Ambos os percentuais entram em vigor no mês de maio.
Por: Gleydjane Moura
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar