A terceira edição da Marcha dos Aposentados com apoio dos Ativos da educação pública aconteceu na manhã desta quinta-feira (14/03) com concentração em frente ao Palácio de Karnak.
O secretário de Aposentados da CNTE, Sérgio Kumpfer, trabalhadores ativos e aposentados, de Teresina e de vários Núcleos Regionais, participaram da Marcha que iniciou com uma tentativa da Polícia Militar (PM) de proibir a realização do ato com o carro de som, por dois momentos. O Palácio do governo estadual, sempre é chamado de ‘casa do povo’, no entanto o prédio amanheceu cercado por grades para que os trabalhadores em educação não tivessem acesso à tal 'casa do povo'.
A Marcha seguiu pela Avenida Frei Serafim até o cruzamento com a Rua Coelho de Resende, retornando ao Karnak.
A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, destacou que a educação vai além do reajuste salarial. "Nossa luta é por qualidade na educação pública, por respeito à paridade aos aposentados, pela reestruturação da carreira e contra a reforma da previdência que confisca os aposentados com descontos de até 14%", disse Paulina Almeida.
Durante a caminhada, alguns trabalhadores se manifestaram, colocando a situação de miséria que os servidores aposentados do estado vivem, tendo que sobreviver com achatamento salarial, se alimentar, comprar remédios, pagar mais caro por um plano de saúde.
Sérgio Kumpfer, secretário de aposentados da CNTE, recitou um trecho do poema O Analfabeto Político, de Bertold Brecht, que diz:
"Poema: O analfabeto político*
O pior analfabeto é o analfabeto político.Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo [...]." (Bertold Brecht)*Disponível em: http://www.culturabrasil.org/brechtantologia.htm
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar