SINTE-PI - Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí SINTE-PI - Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí CUT CNTE

Busca de Notícias

INFORMES DO SINTE-PI
Confira os últimos acontecimentos e debates ocorridos no nosso sindicato.

INFORMES DO SINTE-PI

Qualificação Funcionários

O SINTE-PI, através da Secretaria de Funcionários realizou nos dias 28 e 29 de Janeiro, no Clube Social da entidade, o I Seminário Regional de Funcionários da Educação de Teresina. O objetivo do evento é qualificar e promover a integração entre os sócios do Sindicato. Dessa atividade participaram cerca de 300 vigias, merendeiras e zeladores, sócios e não sócios.  Devido ao sucesso, os participantes reivindicaram a realização anual do evento. A direção do SINTE-PI acatou e vai levar essa atividade também para os Núcleos Regionais. Venha você também participar das nossas atividades!!!

Férias

O SINTE-PI, em reunião, dia 26 de janeiro, com o secretário de Administração Paulo Ivan,  cobrou a regularização das férias dos vigias, merendeiras e zeladores. Esta é a posição do SINTE-PI:  não vamos permitir o calote. Os direitos dos trabalhadores devem ser respeitados. Além do pagamento das férias,  solicitamos também a convocação imediata dos auxiliares de vigilância e serviços gerais concursados de 2007,  para atender a demanda das escolas. Outro ponto discutido foi às férias de 45 dias dos professores que o Governo só paga em cima de 30 dias.  A respeito disto, o governo comprometeu-se a estudar o impacto na folha. Vamos continuar cobrando.

Jornada Vigias

Em Teresina,  nós conseguimos implantar duas escalas diferentes: uma de 12 por 36 horas e outra de 24 por 72 horas. As mesmas jornadas asseguram 12 horas extras. Esta é mais uma conquista do SINTE-PI. Infelizmente, de forma discriminatória, a jornada dos vigias vem sendo desrespeitada em diversos municípios do Piauí. Eles não são contemplados com hora extra, adicional noturno e nem com a jornada já praticada em Teresina. . Quanto á essas questões, o governo se comprometeu em reverter o quadro e chegou a afirmar, através do secretário de administração, Paulo Ivan, que essa situação é inconstitucional e ilegal. Disto nós sabemos. Exigimos  é a normatização.

Risco de Vida

O SINTE-PI solicitou junto a SEDUC a implantação da gratificação de risco de vida para todos os vigias. A UGP, através da senhora Marilene Lima informou que será feito um levantamento de impacto na folha de pagamento para ser avaliado pela Secretario de Fazenda. Estamos acompanhando o processo para evitar que caia no esquecimento.

Serviços Gerais

O SINTE-PI denuncia que é degradante o tratamento dado ao segmento de serviços gerais da educação. Muitos têm jornadas superior a 40 horas e não recebem nenhum incentivo a mais por isso. O Sindicato vai cobrar a implantação do adicional de insalubridade e a gratificação para esse segmento,  nas escolas contempladas pelo programa mais educação.

Salário Família

O governo paga R$2,50 de salário família, por filho menor de 14 anos. Enquanto isso o trabalhador do regime CLT que ganha até R$573,58 recebe por filho R$29,41. Será se o governo não tem vergonha de pagar essa miséria há mais de 20 anos? Por isso,  o Sindicato cobra do governo o envio de um projeto de lei alterando esse valor. Vamos solicitar apoio dos deputados.

Regularização Funcional

O SINTE-PI cobra que o governo continue assinando a regularização funcional dos trabalhadores em educação. Seria um retrocesso do governo Wilson Martins não dar continuidade a esse ato. Até o momento ele não assinou a relação que se encontra no Karnak.

Licença Prêmio

O SINTE-PI cobrou a atualização da concessão da licença prêmio e, denunciou ao novo secretário de administração, Paulo Ivan que esse direito vinha sendo implantado sem nenhum critério e, muitas vezes beneficiando apenas aos amigos dos gestores. Ele se comprometeu em baixar um ato normativo estabelecendo critérios. O Sindicato aguarda o cumprimento da palavra do secretário.

Aposentadoria

O Sindicato denunciou ao Governo que a concessão de aposentadoria está sendo muito lenta e que acaba massacrando a quem aguarda esse benefício. Ele se comprometeu de conversar e combinar com o IAPEP a definição de um prazo.

Fique Sócio

O SINTE-PI informa que está disponível na sede social da entidade, uma academia de ginástica que oferece as seguintes modalidades esportivas: musculação, capoeira, natação e hidroginástica. Além disso, foi firmado convênio com uma escola de línguas e com uma universidade que oferece curso de pós-graduação, em diversas áreas. Para ter direito ao beneficio é preciso ser sócio. Portanto,  que ainda não se filiou procure o Sindicato e faça a sua adesão. Estamos esperando pelos companheiros da educação para desfrutar dos benefícios de ser sócio.

Precatório

A ação dos precatórios encontra-se atualmente com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí para despacho sobre algumas pendências. Entre elas a de alguns professores que requereram o indeferimento do acordo firmado, em Assembléia Geral com os ex-advogados para o pagamento dos precatórios. Somente com a decisão do presidente acerca dessa pendência é que teremos prosseguimento normal do processo dos precatórios. Lamentamos  que esse tipo de atitude tenha prejudicado muito os interesses da categoria.

Autor/Fonte: ascom sinte-pi
Matéria publicada em: 04/02/11, 07:42

FALE CONOSCO

Rua Barroso, 800 – Centro/Norte Teresina - Piauí / CEP: 64000-130 Tel: (86) 3222-3278 / 3223-2977/ 3222-5903 Fax: (86) 3222-7764 Clube: (86) 3222-9860 Casa de Hospedagem: (86) 3222-9026 E-mail: sintepiaui@uol.com.br