SINTE-PI - Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí SINTE-PI - Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí CUT CNTE
CNTE participa de reunião para debater o PSPN
A Mesa de Negociação formada pela CNTE, representantes do MEC, da Undime e do Consed realizou, na quinta-feira (19), sua primeira reunião para discutir a implementação do Piso Salarial dos Professores (PSPN)

A Mesa de Negociação formada pela CNTE, representantes do MEC, da Undime e do Consed realizou, nesta quinta-feira (19), sua primeira reunião para discutir a implementação do Piso Salarial dos Professores (PSPN). Um ofício elaborado pela CNTE foi entregue, durante o encontro, com as perspectivas da Confederação sobre o trabalho da Mesa (veja aqui a íntegra do documento ). Uma das responsabilidades do grupo é a elaboração, em 15 dias, de uma resolução contendo os critérios de acesso à complementação do Fundeb ao Piso, nos anos de 2010 e 2011. Depois da publicação do documento pelo MEC, as prefeituras terão que justificar a complementação com a comprovação do impacto nas contas do município do pagamento do valor do Piso conforme a Lei.

A Mesa também defende o substitutivo à proposta de projeto de lei da Câmara (PLC 321/09), que atualiza o PSPN de acordo com a variação do valor mínimo referente aos anos inicias urbano do Fundeb e, caso essa seja menor que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBG), dos doze últimos meses, prevalecerá este último.

Em novembro, após o segundo turno das eleições, o grupo se reunirá novamente para debater o valor nominal do Piso; a sua projeção de valorização, em âmbito do próximo PNE; a vinculação do Piso às jornadas de trabalho e o impacto das carreiras dos profissionais da educação básica na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Dossiê
O próximo passo da CNTE, na luta pelo cumprimento da lei que estabelece o Piso, acontece no dia 16 de setembro. A atividade nacional reunirá, em Brasília, todas as entidades filiadas à CNTE, que entregarão um dossiê aos ministros do Supremo Tribunal Federal. O documento mostrará a realidade de diversos municípios onde o Piso Nacional não é implementado de acordo com a Lei. Os dados para compor esse dossiê foram coletados de depoimentos de professores no blog da CNTE sobre os dois anos de Piso. “A Lei é uma grande vitória dos trabalhadores em educação, conquistada no Congresso Nacional. Está demorando demais para acontecer efetivamente,  temos que chamar a atenção para esse descaso”, denunciou Roberto Leão, presidente da CNTE.



Autor/Fonte: CNTE
Matéria publicada em: 24/08/10, 05:35

SINTE-PI - SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO ESTADO DO PIAUÍ

Rua Barroso, 800 – Centro/Norte - Teresina - Piauí - CEP: 64000-130
Tel: (86) 3222-3278 / 3223-2977/ 3222-5903 Fax: (86) 3222-7764
Clube: (86) 3222-9860 Casa de Hospedagem: (86) 3222-9026
E-mail: sintepiaui@uol.com.br


Site by Masavio